Image Hosted by ImageShack.us

dilluns, 17 de desembre del 2007

Relance de liberdade

Sábado minha filha fez uma tatuagem.
Uma Rosa dos Ventos no tornozelo. Grande.

- Mãe, eu não fiz um enfeite, isso aqui é uma fonte de força!

Bonito.






(Domingo)
a
: mãe.
m
: fala. tô aqui. comendo Amanditas...
a
: eu to amando a tattoo.
m
: eu sei.
a
: mto melhor que um iphone.
m
: você está amando a força que ela te trás.
Ah...sei não...iPhone não dói no corpo...só dói no bolso!
a
: a dor é ruim mas faz parte tbm, tipo é ruim mas é bom.
m
: Sim, redenção...sabe, essas coisas, Cristo na cruz, auto-flagelo, masoquismos... :-) Mas também é como fazer 5 horas de ballet por dia.
a
: é.
m
: Enfim, a posse do próprio corpo é um ato político que liberta.
a
: ahahahaha nossa como vc é profunda. filosofia inesperada essa.
m
: Sim, de corpo, acho que eu entendo um pouco.
a
: põe isso no seu blog: a posse do proprio corpo é um ato político que liberta.
m
: Acho que isso tá em Reich...
a
: ahaha nossa mã, tu tá ligadona hj hein. tipo "oi, legal sua tattoo", "sim, em reich a posse do próprio corpo é um ato político que liberta"
m
: :-) mas é que isso eu acho que posso entender.
Sei lá se o Reich falou disso, desse jeito. Parece que ele pirou no final, acho que bolou uma teoria do orgasmo...acho que ele foi inspiração para Barbarella, sei lá, fico aqui só achando... :-)
a
: tu ta ligadona mesmo hein, fala sobre isso no seu blog
m
: Vou pensar.
a
: escreve brevemente mesmo
m
: Vou tentar. Escrever pra mim é difícil.
a
: só escreve tres linhas falando disso...
m
: certo.
a
: é interessante
a
: Mas tenho que por uma ilustração. Posso falar da sua tatuagem? Por a foto dela?
Preciso de um gancho, senão meu 'público' vai pensar que tomei um chá e resolvi falar disso assim, do além...
a
: pode...fala que vc estava pensando e veio essa ideia na sua cabeca
m
: Certo. Farei-o.
a
: é legal
m
: Isso faz parte da modernidade, como nunca. Dos homens bomba, passando pelos body builders, tatuados, malhados, sarados, aos artistas do corpo, às plásticas e botox da vida...
sem falar no revival midiático dos sado-masoquistas e outras manifestações.
a
: "a posse do próprio corpo é um ato político que liberta, mesmo quando se trata de uma tattoo de menina e não da extinção da exploração do trabalho"
m
: ahahahahah! Eu nunca falaria isso.
a
: vai lá escreve sobre, escreve isso que vc falou. eu vou cobrar. Não esquece de falar da exploração do trabalho.
m
: Ah, não entendo de exploração do trabalho...
a
: exploração do trabalho é o oposto da posse do proprio corpo, horas, é a venda dele, seu extremo é a prostituta. o paradoxo é que para marx ao mesmo tempo que o trabalho assalariado é a escravidao do corpo, ele acreditava que era tbm a liberdade, pois isso levaria à percepção da liberdade, pois é tão evidente, mas nós duas sabemos que nao aconteceu isso...
m
: Sim...não mesmo. Não sabia que o Marx pensava assim...
a
: a revolução nao aconteceu, e nos sobraram apenas as tatuagens, enquanto o trabalho assalariado nao foi extinto, entende. a tatuagem retoma essa idéia em ato episódico, um relance de liberdade. olha que bonito.
m
: Sim. Interessante. Muito bonito. Isso deveria ser um post no Cabo.
a
: seu post pode chamar um relance de liberdade ahahahah
m
: Eu faço o meu singelinho e aponto pro Cabo para as pessoas lerem algo mais consistente.
Bonito título. Ok, eu vou fazer o post, mas vou ter que juntar tudo isso aí e citar você, etc.
a
: sim....postarei no Cabo.

O chá tava ótimo. O Post no Cabo da Esperança, uma hora dessas sai...
PS: saiu, leia aqui

14 comentários:

Unknown ha dit...

legal

Antonia ha dit...

postei no cabo: http://cabodaesperanca.blogspot.com/2007/12/posse-do-prprio-corpo-e-prtica-da.html

Antonia ha dit...

leiam por favor, meu blog tá às moscas!

Maína Junqueira ha dit...

Você abandona o Cabo e agora reclama que ele está às moscas...
Eu já li mas ainda não comentei, oras...

Gilberto Porcidonio (Puppet) ha dit...

E viva a metalinguagem.



E com certeza a tatuagem é uma Fonte de força. Porque realmente precisa-se ter muita força para aguentar uma agulha furiosa despejando tinta debaixo da pele... \o/



Sim, tenho "coisas" com agulhas, hehe.

Antonia ha dit...

ahhahah
não dói tanto assim

Anònim ha dit...

saber que tatoo é um ato político me dá forças para aceitar a possível tatuagem no corpo da minha filha. ela tem 15 anos, já tem piercing e agora quer uma tatoo no corpo. O símbolo escolhido é o Om, símbolo do povo zen. nada mal.
que chá você tomou?

Maína Junqueira ha dit...

Ahahah, depois te conto!
Em casa tatuagem só depois dos 18 anos, como manda a lei. Aqui em São Paulo vai ser até meio difícil encontrar um lugar bom que faça em menina de 15 anos. O negócio é a sua filha esperar até os 18 e até lá o símbolo pode mudar umas 1000 vezes...

Tem algumas leis que são sábias...

Antonia ha dit...

Com autorização dos pais por escrito ela pode fazer sim em são paulo. E mãe, sem lavar roupa suja no blog, mas se eu quisesse ter feito antes a tattoo teria feito né, e vc teria autorizado, vc sabe...
Bom, meu único conselho pra sua filha é um ótimo tatuador, muita higiêne, boa qualidade da tinta etc...
Certeza sobre o desenho tbm é importante sim, eu passei por muitos diferentes até encontrar um que permaneceu na minha mente por 2 anos.... aí percebi que eu queria mesmo e fiz! boa sorte!

Maína Junqueira ha dit...

Ah, é? Autorização DOS pais dá?
Eu sei, eu sei... Ainda bem que você sempre teve juizo, né?

E como você sabe que a tinta é de boa qualidade?? Se fosse tinta à óleo, acrílica, aquarela...mas tinta de tatuagem???? Você pesquisou isso também???

Silvia ha dit...

nossa, depois dessa conversa toda estou decidida: vou fazer uma tatuagem!
a questão que se impões é a permanência de um desenho frente a mutabilidade da vida...
será que uma proposição filosófica é mais permanente??

Antonia ha dit...

eu pesquisei a qualidade da tinta sim e conversei com o tatuador, pois é uma das coisas mais importantes

sobre a permanência...a graça toda tá na permanência dela perante a mutabilidade da vida...

Anònim ha dit...

bom, mas falou mais de tuas ideias e viagens do q o verdadeiro significado da rosa dos ventos.

Maína Junqueira ha dit...

Olá Patricia,
sim sim, aqui a gente viaja mesmo!
E qual é o 'verdadeiro' significado da Rosa dos Ventos, hein?

Volte sempre!